Na realidade vim descobrir que significa tecnologia de fato agora no 5° período da faculdade, até então achava que tecnologia eram só os meios digitais como celular, computador, televisão, som de ultima geração, entre outros. Como descobrir que tecnologia é toda a ferramenta usada para a aprendizagem e o também o que nos possibilita melhorias, então elas estiveram presentes em toda o meu processo educacional, como por exemplo, os livros, o caderno, lápis, caneta, o quadro negro entre todas as ferramentas utilizadas pelos profissionais de educação.
com o avanço tecnológico comecei a ter acesso a um computador aos 12 anos de idade, quando na escola tive a oportunidade de ter as primeiras aulas de computação. meu primeiro celular só tive aos 14 anos já no ensino médio. Mas em todos esses momentos, tudo que foi mostrado sobre comunicação digital foi utilizado como instrumento, tanto na didática da escola , como em casa com o meu primeiro celular, eu apenas reproduzia o que os outros ensinava.
Trazendo essa realidade para os dias de hoje, principalmente nas escolas publicas que tenho um contato mais direto, os professores se perdem no sentido de ensinar usando as tecnologias como cibercultura são muito pouco usados. Os professores não aceitam que os alunos levem ou usem o celular na sala de aula, onde na maioria das vezes causa raiva ao aluno e um estresse maior para todos. Mas porque? Será que são só os alunos que não sabem usar o celular e outros meios? Ou os professores também não são qualificados?
Vejo que a escola (junto com toda sua equipe), deverá se reinventar, trazer para a sala de aula recursos e uma didática de aprendizagem utilizando os meios de comunicação virtuais. os professores precisam de capacitações de como trabalhar com as tecnologias virtuais e da chance ao aluno experimentar o que tem de melhor nas inovações tecnológicas, visando sua autonomia, diversão e ensino diferenciado, aproveitando as tecnologias virtuais no ramo da educação.
Bem reflexivo Jane, os seus questionamentos. A restrição dos smartphones nas escolas é a prova de que os profissionais comprometidos com a educação não sabem ainda o quê e como fazerem atividades integradas com as tecnologias digitais. Uma realidade que compromete o desenvolvimento do ensino aprendizagem de forma significante onde o aluno possa explorar o conhecimento de diversas formas.
ResponderExcluirisso mesmo Josy, até comentei na sala de aula sobre alunos que queriam usar o celular para responder atividades e o professor não deixou. isso me faz refletir o quanto temos que estar capacitados para esses momentos quando estivermos lecionando.
ResponderExcluir